O Programa Passando a Limpo recebeu na manhã dessa sexta (17) nos estúdios da Rádio Eldorado Thaís Alves da Silva, 2ª Tenente do 25º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais.
Thaís é graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, possui pós-graduação em Ciências Criminais na Faculdade Arnaldo e é graduada em Ciências Militares pela Escola de Formação de Oficiais da PMMG.
Thaís ingressou na Polícia Civil de Minas Gerais em 2009, onde atuou como escrivã de polícia até meados de 2018. Ainda no ano de 2018, foi aprovada no concurso CFO, ingressou nos quadros da PMMG e foi declarada Aspirante em 2020. Em 2021, foi promovida a 2ª Tenente PM e atualmente encontra-se lotada no 25º Batalhão de Polícia Militar de Sete Lagoas.
A convidada começa explicando como é desenvolvido o trabalho de inteligência policial para reduzir a criminalidade em Sete Lagoas. Thaís Alves acredita que possíveis efeitos causados pela pandemia no aumento de crimes violentos já tenham passado e que hoje a rotina das pessoas esteja cada vez mais próxima da normalidade. Sobre a impressão de que houve aumento do número de casos de violência contra mulheres, ela nos leva a refletir também sobre a crescente coragem das mulheres em denunciar tais crimes, o que é de suma importância em seu combate.
A Polícia Militar é uma instituição com mais de 200 anos, mas só a cerca de 40 deles as mulheres começaram a ter seu direito garantido de ingresso na corporação. Nesse contexto, a tenente conta um pouco de sua história e como desenvolveu sua paixão pela segurança pública.
Atuando inclusive na linha de frente das ocorrências policiais, Thaís explica como são feitas as abordagens nesse tipo de caso. Ela fala das diferentes forças de segurança (Polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal) trabalhando em conjunto no principal objetivo de todas que é prezar pela segurança pública.
Thaís Alves aborda também a recente eliminação dos participantes do BBB 2023 MC Guimê e Cara de Sapato, ocorrida ontem, após suposto caso de assédio à participante convidada Dania Mendez e porque considera acertada a decisão da emissora responsável pelo programa.
Reveja o Passando a Limpo: