A chegada do Natal é esperada com ansiedade não só por comerciantes, mas também pelos trabalhadores “momentaneamente” desempregados, isso por que a época se destaca pelo surgimento de novas vagas com possibilidade de contratação permanente.
Mas, ao contrário do que se espera, Sete Lagoas apresenta, até o momento, um mercado pouco aquecido em relação às vendas no município; fato que pode representar uma baixa quanto ao número de contratações.
Segundo Lúcia Machado, coordenadora de Recursos Humanos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sete Lagoas, a expectativa dos comerciantes é que as vendas cresçam, mas que não há expectativa de contratações no setor. “O shopping já contratou muita gente, e isso faz com que a demanda por serviço caia. Então até o momento não temos a expectativa de que sejam necessárias contratações para este Natal”, explica.
Quem também aposta em um mercado menos aquecido é o Sine de Sete Lagoas. De acordo com a assessoria de comunicação do local, não há previsão quanto ao aumento da demanda por trabalhadores neste fim de ano.
Lívia Mattos, que atualmente busca um emprego temporário, conta que, mesmo com o cenário da cidade, está otimista em relação à possibilidade de conseguir uma vaga. “O que eu percebo é que as empresas estão muito exigentes e que às vezes os trabalhadores não têm qualificação para o cargo. Com isso diminui o número de contratações”, afirma. Lívia conta ainda que já buscou uma qualificação na área de secretariado, onde pretende atuar, mas que agora aguarda uma melhora do mercado de contratações.
O Shopping Sete Lagoas confirmou que aumentará em 40% o número de contratações temporárias na cidade, chegando a 1400 funcionários em todo centro comercial.