Cerca de 170 trabalhadores do Shopping Sete Lagoas participaram de uma palestra ministrada pelo gerente do Procon da cidade, José Márcio Dumond com o propósito de orientar os chamados “fornecedores” dos estabelecimentos do centro comercial.
Segundo José Marcio, o curso foi promovido para que os vendedores e comerciantes saibam apresentar os produtos que serão vendidos e também saibam informar aos consumidores os seus direitos.
Durante a palestra, alguns temas importantes foram levantados como por exemplo, a forma como os produtos devem ser trocados, assim como em quais casos o consumidor tem seu direito garantido. “O consumidor tem que se informar mais, pois pouca gente sabe, mas quando a compra é feita fora do comercio, ou seja, em site ou telefone o consumidor tem até 7 dias para se arrepender da compra”, afirma o gerente.
Outro ponto levantado no encontro é referente à questão do uso dos cheques, ainda muito utilizado pelos comerciantes. “Eu expliquei para eles que o consumidor deve ser alertado quanto a forma correta do uso do cheque. Diferente do que algumas lojas fazem não pode haver restrições quanto ao uso do cheque, com por exemplo cartazes dizendo ‘não aceitamos cheques de contas com menos de 6 meses” afirma.
Por último, José Marcio orientou aos participantes do evento que mantenham o Código do Consumidor sempre a disposição dos clientes, conforme dispõe a lei, fato que ajudará na hora que surgirem algumas duvidas sobre o pagamento ou postura de determinado estabelecimento. “É bom o consumidor ler o código para que ele saiba um pouco mais em relação aos seus diretos. O nosso objetivo com isso é que o atendimento na cidade fique melhor, principalmente no Shopping”, conclui.
Cíntia Rezende
da redação