O prefeito da cidade Mário Márcio Campolina, o “Maroca” se reuniu com o coordenador estadual da Defesa Civil, Luis Martins, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa durante essa terça-feira para discutir saídas para situações emergenciais em Sete Lagoas durante o período de chuvas.
Martins chamou atenção para a importância do Sistema Municipal de Defesa Civil em Sete Lagoas, por meio do Comdec- Conselho Municipal de Defesa Civil. O conselho, criado em agosto deste ano, já atuou no levantamento das áreas de risco e na sensibilização da comunidade para que ela possa se preparar para o período chuvoso.
Agora, a cidade aguarda a nomeação dos membros da prefeitura e outros setores, que irão compor a Defesa Civil. O mapeamento das áreas de risco em Sete Lagoas foi levantado em 2009 e, a partir da criação da Defesa Civil no segundo semestre desse ano, foram feitos trabalhos de prevenção nos bairros Belo Vale, CDI II, Eldorado, Itapoã, Manoa e Santana Marcelina.
Para prevenir enchentes, a Defesa Civil Municipal já atua ao lado da Secretaria de Saúde, distribuindo panfletos que recomendam não jogar lixo e entulho em lotes vagos e nas calçadas, que entopem os bueiros da cidade.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, dois bairros da cidade se encontram em situação mais “delicada”, sendo eles o Bairro Iraque, onde uma família de 5 pessoas teve que ser desalojada devido ao fato de um córrego que passa pelo bairro ter transbordado e “encharcado” o alicerce da residência, ainda em novembro. O outro Bairro é o Planalto, onde um barranco esteve prestes a cair em cima de uma casa. Os bombeiros informaram que o local foi interditado sob perigo de desabamento.
Uma boa noticia anunciada na reunião é que em março de 2011, será instalado um radar meteorológico da Companhia Energética de Minas Gerais em Igarapé. Com um raio de 250 quilômetros, o equipamento permitirá prever a quantidade chuvas em Sete Lagoas e saber os bairros e ruas que podem enfrentar alagamentos.
da redação com informações da SECOM/Prefeitura de Sete Lagoas e Corpo de Bombeiros
foto: Quim Drummond/ Comunicação – Prefeitura de Sete Lagoas