O Movimento Maio Amarelo começou em Sete Lagoas e, junto com ele, as campanhas de conscientização no trânsito, para que haja a diminuição de infrações na área.
Uma destas campanhas é a chamada “Transmorte”, para relembrar os motoristas de utilizarem o cinto de segurança, que chama bastante atenção por ser caracterizada com a personificação da Morte como alerta.
Além disso, outras ações também estão ocorrendo, principalmente durante esta sexta-feira, considerada o Dia Mundial do Trânsito.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre poder público e sociedade civil, para colocar em pauta o tema acidentes de trânsito, além de chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito do país e do mundo.
Em Minas Gerais, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, por meio da Subsecretaria de Inteligência e Atuação Integrada, é responsável pela articulação e coordenação da Política Integrada de Segurança no Trânsito, visando a redução do número de acidentes no estado.
Em 2022, Minas Gerais registrou 260 mil acidentes de trânsito; destes, 67 mil foram com vítima; e o Movimento Maio Amarelo busca conscientizar a população sobre a necessidade de atenção e responsabilidade de todos, para que o estado tenha vias cada vez mais seguras e menos vítimas de acidentes.
Acompanhe este projeto do Departamento de Educação no Trânsito em Sete Lagoas Aqui.
“No trânsito, escolha a vida.”