Acontece na próxima sexta-feira, dia 17 de dezembro, a inauguração das Obras do Receptivo Turístico do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato (MNEGRM).
Após o processo de reestruturação, iniciado no primeiro semestre de 2010, o espaço contará com mini auditório, com capacidade para 120 pessoas, uma sala de exposição permanente, área de exposições livres, nova bilheteria, lanchonete, apoio administrativo, banheiros, sala de primeiros socorros e brigada de incêndio.
As obras, orçadas em aproximadamente R$ 2,5 milhões, são realizadas por meio de recurso do governo do Estado através do Instituto Estadual das Florestas, a Gruta Rei do Mato já conta também com um novo sistema de iluminação, uma iluminação fria, de Leds, que não causa um impacto para a cavidade natural. As reformas foram feitas como objetivo de melhorar o atendimento do público e propiciar a conservação de um dos monumentos turísticos mais importantes da cidade e da região.
Por meio da Lei nº 18.348, de 25 de agosto de 2009, o local se tornou uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. A gerencia e administração do Monumento Natural, ficam sob responsabilidade do IEF e a gestão do atrativo “Gruta Rei do Mato” está sob responsabilidade da Seltur – Sete Lagoas Turismo, Lazer e Cultura S/A.
Segundo informações do site Circuito das Grutas, o local possui quatro salões, com formações de estalagmite que chamam a atenção de geólogos de todo o mundo. A região também se destaca pela existência das pinturas rupestres, encontradas na Grutinha; anexo da gruta, feitas com sangue e gordura vegetal, datadas de seis mil anos atrás.
da redação com informações do site Circuito das Grutas