Sete Lagoas foi uma das cidades de destaque durante a apresentação dos dados referentes ao estudo de potencialidade turística, realizado em 17 municípios mineiros selecionados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) como Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional.
Com índices acima da média em relação a outros municípios do Brasil, as cidades analisadas foram bem avaliadas nas chamadas dimensões Capacidade Empresarial, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Social e Ambiental.
Segundo o secretario-adjunto da Setur, Maurílio Guimarães, o Estudo de Competitividade é uma “ferramenta de avaliação para que os prefeitos e governos estadual e federal possam nortear suas políticas públicas e se prepararem para a recepção do turista nacional e internacional, principalmente durante a realização da Copa de 2014”, afirma.
De acordo com o projeto, técnicos da instituição passaram cinco dias em cada um dos destinos, analisando mais de 600 tópicos. Foram avaliados, a Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais, Aspectos Ambientais e Aspectos Culturais.
Receberam o Estudo de Competitividade os municípios de Sete Lagoas; Santana do Riacho; Poços de Caldas; São Lourenço; Maria da Fé; Capitólio; Araxá; Juiz de Fora; distrito de Monte Verde, em Camanducaia; Caxambu; Caeté; Uberlândia; Ipatinga; Itabira; Brumadinho; Governador Valadares e Montes Claros.
De acordo com a Secretaria de Estadual de Turismo, Destinos Indutores são aqueles que possuem infraestrutura básica e turística, atrativos qualificados e que são capazes de atrair e distribuir número de turistas para seu entorno e dinamizar a economia do território onde estão inseridos. A cerimônia foi realizada no Auditório Pirita, Minascentro, localizado na Rua dos Guajajaras, nº 1022, Centro, Belo Horizonte.
da redação com informações da Secretaria Estadual de Turismo