A Prefeitura de Sete Lagoas – por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura – prorrogou até o dia 30 de agosto o prazo para credenciamento do chamamento público que visa o credenciamento de artistas, produtores culturais, arte-educadores, grupos e coletivos artísticos e culturais para compor a programação de eventos e ações a serem realizados pela Prefeitura de Sete Lagoas.
Para agilizar o credenciamento, uma equipe da Secretaria Adjunta de Cultura fará um plantão especial na próxima semana, dias 22, 23 e 24 de agosto, de 14h às 19h, na Casa da Cultura (orla da Lagoa Paulino). O atendimento especial visa orientar de forma prática a leitura e o entendimento do Edital, além de auxiliar na organização dos documentos exigidos. O cadastro observa as metas previstas no Plano Municipal de Cultura – Lei Complementar nº 8573/2016. A partir desse credenciamento, a Prefeitura estabelece e normatiza os critérios para a contratação de artistas locais. Os interessados deverão acessar o edital de credenciamento, preencher os formulários anexos e juntar os documentos pessoais.
“Em Sete Lagoas já tivemos alguns credenciamentos, mas nunca aconteceu de forma tão ampla. São 19 categorias e subcategorias que vão desde um músico solo até uma apresentação de cultura popular, passando por hip-hop, grafite e mostras de artes visuais. Com certeza a política cultural do município avança mais um passo e estabelece os critérios para a contratação dos artistas locais. Essa é uma demanda antiga da classe cultural e com muita dedicação e negociação conseguimos fazer acontecer”, comemora Priscila Horta, Gerente Geral de Cultura do Município.
DO EDITAL
Poderão ser credenciados artistas, produtores culturais, arte-educadores, grupos e coletivos artísticos e culturais para compor a programação dos eventos e ações a serem realizados pela Prefeitura em todo o município. “As atividades são de curta duração em projetos desenvolvidos pela Secretaria nas diferentes frentes e linguagens”, explica a secretária de Educação, Esportes e Cultura, Roselene Alves Teixeira.
Fazem parte do edital atividades como produção cultural, apresentações, atividades de formação livre, debates, vivências e oficinas em música, teatro, dança, circo, literatura, cinema, artes visuais; ou para atividades temáticas que incluam propostas de valorização, resgate e salvaguarda das culturas étnicas, indígenas, cigana, nordestina, latino-americana, de paz, urbanas, digitais, regionais, de direitos humanos, de gênero, meio ambiente, memória, e ações voltadas para a inclusão cultural de comunidades, grupos estudantis, terceira idade, infância e juventude e pessoas com deficiência, entre outras. “Se você se enquadra em alguma dessas categorias, é morador de Sete Lagoas e não tem vínculo empregatício com o poder público municipal, pode comparecer à Casa da Cultura entre os dias 22 e 24 e agosto para receber orientação sobre o seu credenciamento”, explica o secretário adjunto de Cultura, Geraldo Magela.
Os cachês oferecidos estão consoantes com o preço médio do mercado e a contratação se dará a partir de contrato simples. Uma comissão pré-estabelecida fará a conferência dos documentos, análise da proposta e credenciamento junto ao Setor de Licitação do Município. Desse modo, a cada demanda, a Secretaria Adjunta de Cultura terá condições de solicitar as contratações dos artistas de forma direta e simplificada. Vale lembrar que este credenciamento se encerra no dia 31 de agosto. Confira a íntegra do edital.
Com Prefeitura de Sete Lagoas