O pedágio da BR 040, entre Sete Lagoas e Belo Horizonte, continua em operação, apesar da entrega da concessão de privatização da via realizada pela Invepar. A decisão veio através de liminar na tarde de quinta-feira (17).
A decisão foi da 10ª Vara Federal Cível da SSJ de Belo Horizonte. Com isso, está mantido por tempo indeterminado a prestação de serviços da Via 040 na rodovia, com a cobrança de R$ 6,30 para carros, nos postos de pedágio entre Brasília a Juiz de Fora.
Devolução
A Invepar, empresa vencedora da licitação da BR 040 em abril de 2014, teria que administrar a concessão por 30 anos. Mas, três anos após, a empresa argumenta que desde que assumiu a rodovia, acumula prejuízos na casa de R$ 1 bilhão e decidiu por fazer amigavelmente o distrato de privatização.
Na última semana, diversos entes públicos e a concessária discutiram sobre a possiblidade de, enquanto esperar pelo novo processo licitatório (previsto para fevereiro de 2024), que os serviços fossem mantidos – e que a cobrança do pedágio permanecesse.
Da redação