Sete Lagoas, 6h31 de uma segunda-feira (13): o sol brilha forte, com poucas nuvens. Com uma madrugada quente, sem quase nenhum vento, a manhã indica a crônica de mais um dia atípico do clima, com um calor descomunal. Até às 15h poderemos ter 37ºC de máxima.
O jornalista que escreve este texto teve muita dificuldade em conseguir adormecer, já que as noites estão como o dia, porém com temperaturas “amenas”: a mínima registrada nesta segunda (13) na cidade chegou a 24ºC, com tendência de elevação. Chama a atenção a amplitude térmica de Sete Lagoas neste período, onde entre a mínima e a máxima há a variação de 13ºC.
Tal como foi os últimos dias nos céus de Sete Lagoas, teremos pouquíssimas nuvens no firmamento – e o “refresco” será uma sombra amiga para quem não pode evitar a exposição ao sol. A umidade do ar estará em níveis alarmantes, com mínima atingindo 20%, perigosa para a saúde.
A onda de calor que castiga Sete Lagoas durará pelo menos uma semana: as máximas estarão sempre acima dos 36ºC até sexta-feira (18). Hidrate-se, evite a exposição ao sol, e acostume-se, leitor – os meteorologistas apontam que episódios de calor extremo serão comuns nos próximos anos.
https://youtu.be/yiHqMcMyfaM?si=8bW7wK2ILKZBlhH0
Filipe Felizardo com dados do Inmet