O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) alerta para a importância do consumo consciente de água, principalmente durante este período onde estão sendo registradas altas temperaturas, consideradas recordes para o mês de novembro.
Durante vários dias, foi registrado o aumento do consumo entre 30% e 40%, o que sobrecarregou o sistema de abastecimento e provocou intermitência no fornecimento em vários bairros. “Queremos assegurar a todos que nossas equipes estão em ação, trabalhando incansavelmente para normalizar a situação o mais rápido possível. Medidas emergenciais estão sendo implementadas para garantir que o fornecimento de água seja restabelecido eficientemente”, ressalta comunicado divulgado pela autarquia.
O SAAE também alerta quando a necessidade de evitar desperdício de água. “Neste momento desafiador, pedimos a colaboração de cada cidadão. Agora, mais do que nunca, é crucial a consciência ecológica e adotar o consumo consciente de água. Pequenas ações, como reparar vazamentos e evitar desperdícios, contribuem significativamente para a preservação de nossos recursos”, destaca o comunicado. Em caso de identificação de vazamentos de água do lado de fora da residência, a população deve acionar o SAAE pelo 115.
Região Metropolitana de BH
A situação, obviamente, não é exclusiva de Sete Lagoas. A Copasa alerta para o risco de falta de água na região metropolitana de Belo Horizonte, em meio à atuação de uma onda de calor esta semana. Segundo comunicado divulgado nesta terça-feira, 14 de novembro, pela companhia, o consumo da população aumentou, em média, 20%, o que pode levar a intermitência no abastecimento de água nos próximos dias. O problema deve afetar, principalmente, cidades mais distantes do sistema produtor de água, como Esmeraldas, Igarapé, Lagoa Santa, Mateus Leme, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano. Assim como o Saae de Sete Lagoas, o sistema de produção de água da Copasa está normalizado e operando em nível máximo.
Medidas importantes:
- Não lavar o passeio. Em vez disso, usar a vassoura;
- Evitar lavar carros ou usar um balde e não a mangueira;
- Tomar banhos rápidos;
- Molhar plantas com regador e não com a mangueira;
- Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
- Na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos;
- Reutilizar a água da máquina de lavar.
Da Redação com Prefeitura de Sete Lagoas – Ascom