Após cinco meses, moradores de Sete Lagoas voltaram a sentir novo tremor de terra neste sábado 16/12 pela manhã. Relatos que chegam pelas redes sociais do SeteLagoas.com.br apontam para o fenômeno percebido por volta das 09h20.
Esse tipo de fenômeno vêm sendo observado na cidade com maior frequência desde meados de abril de 2022. Em 2023 os últimos relatos apontavam para o mês de julho.
O tremor deste sábado foi sentido em bairros como Mata Grande, Vale das Palmeiras, Santo Antônio, Catarina, Santa Rosa, Iporanga I e II, Piedade, Carmo.
Numa entrevista para o programa Passando a Limpo no dia 25 de agosto desse ano o secretário unicipal de Meio Ambiente de Sete Lagoas Edmundo Diniz declarou que estudos de investigação estavam sendo conduzidos numa parceria da Prefeitura de Sete Lagoas com universidades como a UnB, USP e UFMG e que os relatórios seriam apresentados de forma oficial em momento oportuno (reveja aqui).
Segundo o secretário, durante o período em que sismógrafos da UnB estiveram instalados no município, mais de 600 tremores de variadas intensidades foram registrados pelos equipamentos, sendo que foi possível ainda separar aqueles naturais dos provocados por detonações e que nenhuma delas foi responsável pelos tremores que a população sentiu e registrou nas redes sociais até aquela data.
*Matéria atualizada às 11h44 – 16/12/2023.
Da Redação, Vinícius Oliveira.