Nesta quarta-feira (20), a 18ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) revelou os premiados, entre eles alunos de Sete Lagoas e região. A prova reuniu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Promovida pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), esta iniciativa destaca-se como a maior competição científica do país, abrangendo 99,78% dos municípios brasileiros e englobando mais de 55 mil escolas.
A grande novidade desta edição foi o incremento no número de premiações. Nacionalmente, serão concedidas 8,4 mil medalhas, distribuídas entre 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, juntamente com 51 mil menções honrosas. A premiação da olimpíada distingue tanto escolas públicas quanto privadas, e neste ano dobrou o número de reconhecimentos concedidos às instituições privadas. Além disso, está prevista a distribuição de pelo menos outras 20,5 mil medalhas em âmbito estadual.
Professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos também receberão reconhecimento. As cerimônias de premiação da 18ª OBMEP estão agendadas para datas a serem definidas no próximo ano.
Os medalhistas nacionais têm o convite para integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), oferecendo aulas avançadas para impulsionar seu desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas são contemplados com R$ 300 para participação no programa, valor este que foi aumentado em 200% neste ano, sendo concedido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
A relação dos premiados pode ser conferida aqui.
Da Redação com Impa.com