Está previsto ainda para este sábado o anuncio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), referente a situação dos estudantes convocados para a 2ª etapa do vestibular por decisão de uma liminar da 16ª Vara Federal de Minas.
A liminar que garantia direito às provas foi cassada pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), nesta sexta-feira, dia 21 de janeiro.
STJ tornou sem validade todas as decisões estaduais sobre o acesso de estudantes às redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a prorrogação do prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A suspensão vale até que o mérito do conflito entre decisões estaduais seja julgado pelo STJ.
Os 3.326 candidatos em questão tiveram problemas com a certificação de suas notas no Enem. A liminar da Justiça pode prejudicar os mesmos, deixando os alunos sem o direito de realizar a 2ª etapa da UFMG.
A assessoria de imprensa da UFMG informou que a reitoria está analisando a íntegra da decisão do STJ para se pronunciar oficialmente, mas que a “posição da UFMG sempre foi a de acatar todas as decisões judiciais”.
Vale lembrar que a 2ª etapa do vestibular começa neste domingo, dia 23 de janeiro e, por isso, a decisão da UFMG deve ser comunicada ainda na manhã deste sábado.
da redação com informações do G1