Depois de retirar toneladas de entulho e inservíveis de vários bairros em 2023, o mutirão de limpeza da Prefeitura de Sete Lagoas inicia seu cronograma deste ano, entre os dias 5 e 9 de fevereiro, ao bairro Catarina. As equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde totalizam aproximadamente 120 servidores que atuam em residências, comércios e áreas públicas. Também fazem parte deste trabalho que dá resultados positivos a Secretaria Municipal de Obras e a Codesel.
Caminhonetes, caminhões e máquinas pesadas estarão novamente na retaguarda recolhendo todo o material. O volume retirado em cada etapa do mutirão é impressionante. O cronograma definido pela Prefeitura leva em consideração áreas estratégicas de Sete Lagoas tendo como base índices oficiais de casos notificados de doenças como engue, chikungunya, zika vírus e leishmaniose. Este direcionamento é fruto de ação conjunta entre a Vigilância Epidemiológica e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Os bairros recebem uma verdadeira força-tarefa. Além de combater focos de doenças, o serviço também evita a proliferação de animais peçonhentos.
Cabe aos moradores cooperar com esta ação em prol da saúde. “A população desses bairros pode colaborar com as equipes, já limpando os quintais e deixando em frente às residências os materiais inservíveis, folhas, galhos e entulhos”, orienta a coordenadora do CCZ, Patrícia Silveira.
A população deve ficar atenta e fazer a sua parte. Participe desta guerra contra mosquitos transmissores de doenças que podem matar. Prevenir é sempre melhor do que remediar. O atendimento às denúncias está disponível por meio do Disque Dengue (160), pelo telefone 155 da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e também na Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo e-mail semadetur@setelagoas.mg.gov.br
Da Redação com Prefeitura de Sete Lagoas – Ascom