Moradores do Padre Teodoro devem ficar atentos. O mutirão de limpeza da Prefeitura de Sete Lagoas está no bairro recolhendo entulhos, galhos de podas de árvores e inservíveis esta semana. As equipes percorrem ruas, vistoriam imóveis e identificam locais onde é preciso retirar o material. Esta é mais uma etapa do cronograma definido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e que tem o apoio da Secretaria Municipal de Obras e Codesel.
Na semana passada os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde estiveram no bairro alertando moradores e comerciantes sobre o início da ação. “Desde 2021 realizamos esses mutirões. Em 2024, iniciamos com o bairro Catarina e agora estamos no Padre Teodoro. Solicitamos que os moradores coloquem todo que seja dispensável para fora até a próxima quinta-feira”, explica Patrícia Silveira, coordenadora do CCZ.
Caminhonetes, caminhões e máquinas pesadas são mobilizados e apoiam as equipes durante o mutirão. O manejo realizado por uma verdadeira força-tarefa tem eficácia comprovada por estudos epidemiológicos. “Já fizemos levantamentos em alguns bairros e a redução dos casos de leishmaniose canina foi de mais de 60%. Temos que focar no vetor, ele é o maior vilão e precisa da matéria orgânica para se reproduzir”, completa Patrícia Silveira.
No Padre Teodoro muitos moradores entenderam a importância da colaboração. Um deles foi Giovane Ribeiro que colocou o material em local próprio para o recolhimento. Ele aprova esta ação da Prefeitura e ainda deixa um recado importante para os seus vizinhos. “É um trabalho de grande alcance que ajuda muita gente do bairro. Espero que todos colaborem e coloquem seus entulhos para fora de casa”, comentou Giovane Ribeiro.
A população deve ficar atenta e fazer a sua parte. Participe desta guerra contra mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika, chikungunya e leishmaniose que podem matar. Prevenir é sempre melhor do que remediar.
Da Redação com Prefeitura de Sete Lagoas – Ascom