Dias após uma denúncia publicada pelo SeteLagoas.com.br, a Prefeitura Municipal foi até o estabelecimento localizado no bairro Eldorado onde estavam armazenados pneus sem nenhuma proteção e fizeram sua retirada na manhã desta quinta-feira (13). Vizinhos alertavam que o local poderia ter focos do mosquito Aedes aegipty.
De acordo com a nota enviada para a imprensa ainda nesta quarta, o local, que seria um depósito, foi denunciado em janeiro deste ano. Fiscais foram até lá para notificar o estabelecimento – em 7 de março, a empresa fez uma retirada de materiais, como pode ser visto AQUI.
Porém, ainda segundo a Prefeitura, foi necessária uma força-tarefa para a retirada do restante dos pneus. Participaram os Departamentos de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Obras e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agropecuária.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Edmundo Diniz, o município teve que agir para cumprir a notificação: “Com a notificação, o proprietário retirou apenas parte da carga. O prazo para retirada total era de 30 dias e, como não houve o cumprimento, a Prefeitura agiu para resolver a situação de maneira forçada”.
O município teve certo trabalho para cumprir a ação: com um caminhão e uma máquina pesada, foram feitas quatro viagens para retirar todos os pneus, enquanto o restante foi “acondicionado em área apropriada”, como diz a nota. “A Prefeitura não será conivente com qualquer atividade exercida que possa prejudicar a vizinhança. Estamos vivendo um período crítico de pandemia e situações que coloquem em risco a saúde coletiva devem ser denunciadas e fiscalizadas”, disse o secretário Edmundo.
A denúncia
Em 5 de março, o SeteLagoas.com.br publicou uma denúncia de um morador do bairro Eldorado que apontava a forma inapropriada que pneus estavam sendo armazenados em um estabelecimento. Segundo a Prefeitura, o local tinha sido notificado quatro vezes sobre o ocorrido.
Filipe Felizardo com Prefeitura de Sete Lagoas