Notícia boa para mais de 250 produtores rurais de Sete Lagoas cadastrados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária. A Prefeitura de Sete Lagoas adquiriu uma nova ensiladeira, num investimento de aproximadamente R$ 80 mil. Em 2023, 314 produtores rurais foram atendidos com mais de 100 hectares preparados para o plantio. Agora, além do plantio, a preparação da terra e a colheita também poderão ser feitos com a nova ensiladeira.
O secretário da pasta, Edmundo Diniz, explica como funciona o equipamento. “Esse equipamento irá propiciar ao produtor rural que colha e, através de um cano, envie a produção para uma carreta acoplada ao trator e produza o silo para, na época de seca, alimentar os animais com milho, sorgo, capim, etc”, revela.
Também produtor rural, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, Gilberto Pereira da Silva, fala da importância dessa nova aquisição. “É de grande valia essa aquisição para o pequeno produtor, tirando dele uma carga financeira muito pesada. Isso vai desenvolver bastante o nosso pequeno produtor rural de Sete Lagoas”, avalia.
A diretora do Departamento de Agropecuária, Ariane dos Santos, informa como o produtor rural de Sete Lagoas pode ter acesso ao novo equipamento. “Eles fazem o cadastro conosco aqui na Secretaria, a gente avalia o terreno dele e a atividade que ele se propõe a desenvolver. Nosa patrulha compõe desde a grade com a plantadeira e, agora, fechando nosso ciclo produtivo, com a colhedora e a ensiladeira. Temos em Sete Lagoas muitos produtores que plantam para alimentação animal e esse equipamento será de grande valia, pois vamos poder auxiliar no preparo da terra, no plantio e também na colheita”, explica.
Da Redação com Prefeitura de Sete Lagoas – Ascom