Começa nesta quinta-feira (28) a operação de Páscoa da Via040, concessionária da BR 040, que passa por Sete Lagoas. É estimado um aumento de aproximadamente 7% do tráfego comparado aos dias normais – seriam 512 mil veículos circulando entre os dias 28 a 1º de abril. Para tanto, a empresa irá reforçar o quadro de equipes e de viaturas, e não fará interdições para realização de obras nos horários de tráfego mais intenso.
Qual melhor horário para viajar? A Via 040 aponta os horários com maior fluxo:
Quinta-feira (28) – tráfego intenso a partir das 16h – fluxo de saída
Sexta-feira (29) – tráfego intenso das 06h às 14h – fluxo de saída
Sábado (30) – tráfego normal
Domingo (31) – tráfego intenso a partir das 15h – fluxo de retorno
Segunda-feira (01) – tráfego intenso das 06h às 12h – fluxo de retorno
Os motoristas também podem acompanhar as condições de tráfego, 24h, pelo Twitter da concessionária.
Placas informativas em caso de socorro
Na BR 040 entre Brasília e Juiz de Fora as placas de sinalização possuem uma “carteira de identidade”. A Via 040 instalou etiquetas que identificam cada uma das mais de 22 mil placas de sinalização existentes no trecho, tecnologia que auxilia a agilizar a operação da concessionária e disponível para o usuário da pista.
Caso o usuário necessite de algum auxílio na rodovia e não saiba a sua localização exata, basta procurar uma placa mais próxima e verificar, no verso, um adesivo com um número de identificação. Esse número deve ser informado ao atendimento gratuito 0800-040-0040. Por ele, nossas equipes conseguem informações como quilômetro, sentido da pista, localização geográfica, dentre outros. Além disso, cada quilômetro da rodovia possui uma placa de cor azul indicando o marco quilométrico, outra forma que agiliza a busca por nossas equipes.
Quais são os serviços que estão disponíveis na operação especial?
- 18 painéis eletrônicos de mensagens informarão, em tempo real, as condições da pista e do tráfego e o tempo estimado de viagem entre as cidades dos trechos de maior movimento.
- 21 postos de atendimento entre Brasília (DF) e Juiz de Fora, com estacionamento, banheiros, fraldários, água e área de descanso.
- 23 veículos de inspeção circularão pelo trecho sob concessão 24 horas por dia, com profissionais preparados para auxiliar os usuários em diversas situações.
- 28 ambulâncias para resgate e socorro médico.
- 30 guinchos para remoção de veículos leves e pesados.
- Viaturas de resgate de animais e combate a incêndios.
Da redação com Via040