A família do pequeno Miguel Nadu, setelagoano de onze anos de idade, lançou uma campanha online para arrecadar recursos e comprar uma nova cadeira de rodas para a criança. Ele tem osteogênese imperfeita, síndrome rara que tem como principal característica a fragilidade óssea.
A osteogênese imperfeita é uma doença genética que leva à deficiência de síntese ou produção de colágeno no organismo. Os pacientes acometidos por ela apresentam fragilidade nos ossos, daí ela ser conhecida popularmente como “ossos de vidro”.
O Miguel possui o tipo III da doença dentre os quatro mais comuns e já teve cerca de trinta fraturas ao longo da sua vida. Ele recebeu o diagnóstico ao nascer e desde então faz tratamento em Sete Lagoas com fisioterapeutas e hidroterapeutas, em Belo Horizonte realiza consultas com ortopedista e endocrinologista (esta última o acompanha devido às medicações que recebe a cada seis meses) e em São Paulo também visita ortopedistas. É na capital paulista que ele passa por cirurgias quando preciso na AACD, tendo feito oito até hoje.
Sua mãe Thaís Fonseca conta que a família já realizou vários eventos beneficentes para custear o tratamento do Miguel e adquirir equipamentos, como por exemplo, as cadeiras de rodas. Hoje o Miguel está na sua segunda cadeira e agora precisa de uma terceira, já que cresceu e a atual está machucando sua perna.
A fragilidade óssea aumenta os riscos de quedas e fraturas e para maior segurança e conforto Miguel não pode usar qualquer tipo de cadeira de rodas. O equipamento personalizado ajuda também na prevenção de deformações à medida que a criança vai se desenvolvendo. A nova cadeira será feita por uma empresa especializada em São Paulo. Adquirindo-a, a família pretende ir pessoalmente buscar o equipamento e aproveitar a oportunidade para fazer os últimos ajustes de medidas caso necessário.
Porém, a nova cadeira custa R$ 13.162 e a família não tem o montante de imediato para fazer a compra. Por isso eles lançaram a campanha que está no ar.
*Atualização do dia 05/04/2024, 09:40:
Com pouco mais de um dia de campanha, Miguel e sua família conseguiram arrecadar a quantia necessária para encomendar a nova cadeira de rodas, confira aqui.
Vinícius Oliveira