Várias unidades de saúde da Atenção Primária foram completamente revitalizadas pela Prefeitura de Sete Lagoas em poucos meses. Uma delas foi o ESF do bairro Progresso onde as melhorias foram vistoriadas pelo prefeito Duílio de Castro e coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde. O principal objetivo deste investimento é aumentar a capacidade de atendimento e o conforto de usuários e funcionários.
O ESF Progresso fica na avenida Chiquinha Avelar, 608, e também é referência para usuários dos bairros Morro do Claro, São Sebastião e Santa Maria. Além de recuperar todo o imóvel, a Prefeitura também mantém uma equipe completa de atendimento com médica, enfermeiros, técnicos, agentes de saúde e pessoal do setor administrativo. “Priorizamos uma sequência de visitas às unidades que foram reformadas e ampliadas para ter a certeza de que o serviço foi bem feito. Comprovamos que investimos certo, pois a melhor estrutura garante a índices positivos na prestação de serviço. O cuidado desde o início das enfermidades pode evitar o agravamento e, consequentemente, a sobrecarga da urgência e emergência”, comentou Duílio de Castro.
O planejamento contempla unidades situadas em regiões estratégicas de Sete Lagoas. A ideia é que nenhuma delas fique descoberta de atendimentos iniciais que formam a maior fluxo de demandas do sistema público. “Uma das principais solicitações era para melhorar a infraestrutura da Atenção Primária. Providenciamos uma verdadeira força-tarefa que garantiu a execução de vários projetos de reforma e ampliação de maneira simultânea. Acreditamos que a cura já começa nesses espaços mais confortáveis e humanizados”, ressaltou Dr. Marcelo Fernandes, secretário municipal de Saúde.
A reforma foi muito além das melhorias em espaços externos. A recuperação estrutural de todas as repartições, teto e rede elétrica e hidráulica permitiu a expansão da área de atendimento. Uma nova realidade que promove o bem-estar das pessoas. “Quando comecei a atender aqui as condições eram bem precárias. Muitas salas não poderiam ser utilizadas por causa de infiltrações e mofo. Com a reforma, as condições ficaram excelentes e pudemos reestruturar o atendimento utilizando todos os espaços disponíveis”, revelou a médica Dra. Lorenza Rafaela.
A Prefeitura também reformou os ESFs Alvorada, Manoa, Kwait, Canadá, Monte Carlo, Progresso e Jardim dos Pequis. Além disso, Unidades Básicas de Saúde (UBS) estratégicas como as dos bairros Várzea e Orozimbo Macedo foram totalmente reconstruídas e as dos bairros Barreiro e Nossa Senhora das Graças saíram do papel e já foram inauguradas.
Da Redação com Prefeitura de Sete Lagoas – Ascom