O bem-sucedido projeto de educação no trânsito da Prefeitura de Sete Lagoas, coordenado pelo Departamento de Educação no Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, continua fazendo sucesso a nível nacional. Depois de vencer a 6ª edição do Prêmio Destaques Maio Amarelo 2023, seus personagens ganharam evidência em publicação especializada do site uol.com.br focando na campanha institucional do Maio Amarelo 2024 da marca de veículos Chevrolet.
A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em 2014, para conscientizar por um trânsito seguro e sem acidentes e tem visibilidade mundial. A proposta foi motiva por um decreto conjunto, de 2011, da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a “primeira década de ações para a segurança no trânsito”.
Os destaques foram os personagens Daniévola e Transmorte, principais atores do projeto “Tsunami Amarelo”. A interpretação é da diretora do Departamento de Educação no Trânsito, Daniela Maia. No vídeo, elas trazem mensagens lúdicas, buscando conscientizar os motoristas e futuros condutores sobre um trânsito mais seguro. Daniévola conta parte de sua trajetória, como se transformou de uma fada má à fada madrinha do trânsito para lutar contra a rival Transmorte, com exemplos de situações corriqueiras no trânsito. O vídeo foi roteirizado por Daniela Maia e Ronaro Ferreira, Observadores Certificados do ONSV, produzido pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de Sete Lagoas.
A reportagem especial destaca ainda o lançamento da campanha “Juntos na Direção da Vida”. “O movimento pretende justamente valorizar todos os condutores que fazem as escolhas certas no trânsito brasileiro que, assim como a Chevrolet, valorizam a vida!”, destaca site.
Neste sentido, a marca internacional de veículos escolheu vídeos de “brasileiros que não só respeitam todas as leis, tornando o mundo da mobilidade mais seguro, mas também inspiram e engajam outros a fazer o mesmo”. O “Tsunami Amarelo” foi um dos três selecionados no Brasil. “Foi um trabalho feito com muito carinho e dedicação. O envolvimento do público com as personagens mostrou que a proposta de conscientizar foi cumprida. A campanha chegou a 16 estados e atingiu mais de 100 mil pessoas. Agradeço aos parceiros que fizeram parte deste trabalho e esta publicação pelo reconhecimento”, comentou Dani Maia.
Com Prefeitura Municipal de Sete Lagoas – ASCOM