Desde a sua criação, no ano de 2008, os pólos UAB parceiros das universidades, como Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de Ouro Preto(Ufop) vem a cada ano atraindo centenas de alunos em Sete Lagoas. Além desses polos há ainda a expectativa da parceria de mais uma Universidade que será a Federal de Lavras.
Segundo a coordenadora do Polo UAB Sete Lagoas , parceria da Universidade Aberta do Brasil, Juliana Ferreira Redoan, a iniciativa se dá por meio de um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para quem, por algum motivo ainda não pode ter acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância e semipresencial.
O modelo, que há três anos de funcionamento em Sete Lagoas, iniciou as atividades com apenas quatro cursos e 85 alunos, agora conta com mais de 15 cursos diferentes e uma média de 780 alunos.
Juliana Redoan conta que um dos maiores desafios da implantação do sistema na cidade foi à questão de insegurança dos alunos quanto a credibilidade do ensino semipresencial. “As pessoas tinham um preconceito em relação ao estudo a distancia e em relação a qualidade das ofertas, mas nós temos todo apoio das universidades parceiras, e do município, que nos dão apoio e também selecionam tutores para auxiliar o trabalho nos polos”, explica a coordenadora.
Hoje, o polo oferece quatro modalidades diferentes de cursos, sendo eles de aperfeiçoamento, de graduação, especialização e de mestrado, sendo o último lançado há poucos meses.
Vale lembrar que nos cursos de educação à distância é obrigatório comparecer nos encontros presenciais, avaliações e demais atividades presenciais que serão agendadas pelas universidades.
Cíntia Rezende