Para a Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas (ETMSL), é fundamental encurtar a distância entre o conhecimento técnico e o mercado de trabalho. Para a FPT Industrial, apoiar e incentivar especialistas em motores do amanhã começa desde cedo, na sala de aula. Unindo ambas as visões, foi lançado, na tarde desta segunda-feira, 27 de maio, na fábrica da Iveco, o programa Educar FPT, uma parceria entre a Fundação Municipal de Ensino Profissionalizando (Fumep), mantenedora da escola técnica, e a montadora. Participaram da visita o prefeito Duílio de Castro, o presidente da Câmara Municipal vereador Caio Valace, o procurador do Município Helisson Paiva, o presidente da Fumep Leonardo Braga, a diretora da ETMSL Stefânia Moura Lima e o vice-diretor Frederico Augusto, além de professores e alunos.
A iniciativa conta com 16 estudantes de Mecânica e Eletrônica da ETMSL e vai proporcionar aos participantes uma imersão ao longo do ano, compartilhando informações sobre os motores desenvolvidos e produzidos pela FPT, o ambiente industrial, além de um contato direto com profissionais da marca. Serão realizados oito encontros no Centro de Treinamento da fábrica, um por mês, apresentando aos estudantes o mesmo conteúdo aplicado aos técnicos da Rede de Distribuidores da FPT Industrial.
Na aula inaugural, os participantes tiveram acesso ao histórico da marca FPT Industrial e aos conceitos básicos do motor a diesel. “Com o programa Educar FPT, ampliamos o horizonte daqueles que querem dedicar a sua carreira à indústria de powertrain”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina. “Abrimos as portas da nossa casa para compartilhar conhecimento, oportunizando aprendizado e experiência para um futuro promissor”, aponta.
Para a diretora Stefânia Lima, a parceria representa uma oportunidade de compartilhar conhecimento e estreitar laços entre as instituições. “A relevância vai além da capacitação técnica. Representa uma parceria sólida entre a ETMSL e o setor industrial, proporcionando aos estudantes uma experiência prática e alinhada com as demandas do mercado. Essa sinergia é fundamental para o desenvolvimento de profissionais qualificados e preparados para os desafios da indústria automotiva”, acredita. “Que essa parceria seja apenas o início de uma colaboração duradoura e frutífera entre nossas instituições”, ressaltou o vice-diretor Frederico Souza.
O prefeito Duílio de Castro falou aos estudantes e, em um momento motivacional, relembrou seu tempo como aluno da ETMSL durante sua formação como técnico em Eletrotécnica e enalteceu que a capacitação profissional e a formação técnica não são apenas importantes para o indivíduo, mas também para a sociedade como um todo. “Elas moldam o futuro, promovem o crescimento e nos capacitam a enfrentar os desafios do mundo em constante evolução. Portanto, nunca subestime o poder do conhecimento e da educação em sua jornada pessoal e profissional”, disse o prefeito à primeira turma da parceria.
Com Prefeitura Municipal de Sete Lagoas – ASCOM