A Associação Nacional de Advocacia Criminal (Anacrim-MG) protocolou, na última segunda-feira (28/5), uma petição ao Governo de Minas Gerais solicitando a criação de uma delegacia especializada na prevenção e investigação de crimes contra advogados no estado. A medida é vista como crucial para combater o aumento da violência contra a categoria, que recentemente perdeu dois membros em assassinatos brutais: o Dr. Hudson Maldonado em Sete Lagoas e do Dr. Pedro Cassimiro Queiroz em Ibirité.
O presidente da Anacrim-MG, Bruno Cândido, salientou que a crescente onda de ataques contra advogados no exercício da profissão foi o principal motivador da iniciativa. “Somente nas últimas duas semanas, Minas Gerais presenciou dois crimes bárbaros, um contra o Dr. Hudson e outro em Ibirité. Acreditamos que a advocacia, como parte da Justiça e da administração da justiça, necessita de uma delegacia especializada, não apenas para punir os crimes, mas também para preveni-los”, ressaltou.
Ainda nesta semana, a Anacrim-MG também encaminhará a solicitação à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). “Estamos reforçando a necessidade dessa providência ao enviar o pedido à ALMG”, complementou o vice-presidente da Anacrim-MG, Dr. Bernardo Simões Coelho.
A associação aguarda um retorno célere do Governo de Minas sobre a criação da delegacia especializada.
Da redação com Estado de Minas