Representantes de cerca de 30 instituições federais, estaduais e municipais se reuniram com o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, e com o secretário-adjunto Genilson Zeferino, para decidir a composição do Comitê Gestor de Trânsito (CGTRAN) para o estado.
As ações são para a criação do Plano Mineiro de Prevenção e Atendimento a Acidentes de Trânsito Terrestres. O objetivo é discutir políticas públicas voltadas para prevenção de acidentes em todo estado.
O principal foco é a redução do número de óbitos em estradas, a promoção de comportamentos e ambientes seguros e saudáveis, e o fomento da cultura de prevenção.
Uma das ações iniciais será cruzar informações para o estabelecimento de um banco de dados sólido e convocar a participação da sociedade.
O Plano Mineiro de Prevenção e Atendimento a Acidentes de Trânsito Terrestres foi instituído pelo decreto 45.466, assinado pelo governador Antonio Anastasia, em setembro de 2010. O documento irá conter diretrizes gerais que poderão ser adaptadas de acordo com as necessidades de cada município.
De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS) contabilizou, em 2008, 3.848 mortes por acidentes no trânsito, número maior que o de homicídios registrados pelo Armazém de Dados do SM20 da Polícia Militar, que foi 3.679 no mesmo ano. A próxima reunião do Comitê Gestor de Trânsito está prevista para a semana que vem.
da redação com informações da Agencia Minas