Há dois anos na cidade, o Campus da Universidade Federal de São João Del Rei em Sete Lagoas, já recebeu mais de R$10 milhões investimentos para edificações e estruturas voltadas ao ensino na cidade. Para este ano, foram liberados R$2 milhões para aquisição de equipamentos e $2 milhões para construções.
O local, que já se encontra em obras, ganhará outros laboratórios para desenvolvimento dos três cursos oferecidos pelo campus localizado na cidade; Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos e Bacharelado Interdisciplinar em Biossistemas.
Hoje, o campus, localizado na MG-424, próximo a Embrapa, possui um refeitório ainda em construção, várias salas de aula, uma biblioteca, provisória, além de outras áreas que atualmente se encontram em fase de obras.
De acordo com o diretor do campus da UFSJ, Iran Dias Borges, hoje o mercado é propício para o desenvolvimento da região, ainda carente de profissionais das áreas relacionadas pela universidade. “Na área de agronomia nós estamos localizados na ‘entrada’ do Cerrado mineiro. Já na área de alimentação a gente tem grandes empresas como a Ambev, a Itambé entre outras que demandam de profissionais da área”, explica.
Com 275 alunos, Iran conta que a meta do campus é chegar a 600, e ainda aumentar o número de cursos oferecidos. Além disso, o diretor afirma que avalia, junto à prefeitura e a empresas da cidade, a possibilidade de implantação de novos cursos como Engenharia Florestal e de Produção.
As ações dentro da universidade são desenvolvidas por meio da parceria entre a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Epamig(Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), Embrapa e pela sede da UFSJ.
Nara Rodrigues, técnica de administração da UFSJ, conta que além dos serviços disponibilizados pela universidade, como o auxílio alimentação para os alunos mais carentes, a bolsa de estudo para desenvolvimento de projetos e dos cursos de verão, o campus conta com um pré-vestibular comunitário.
As aulas, oferecidas de forma gratuita, são ministradas por estudantes da universidade e também por voluntários. Ao todo, são 40 alunos que estudam na escola Eponina de Avelar Azeredo, em Sete Lagoas. “Nós temos uma preocupação em estreitar o contato com a comunidade”, afirma.
Os interessados em saber um pouco mais sobre o campus da universidade em Sete Lagoas podem acessar o novo site com informações específicas dos cursos oferecidos no município. O endereço é www.ufsj.edu.br/csl
Cíntia Rezende