Para quem disputa uma vaga na UFMG em 2012, o réveillon será diferente da maioria das pessoas, que participarão de festas e comemorações até o amanhecer. A expectativa para conseguir a colocação, faz com que jovens encarem a virada do ano com seriedade e concentração.
O candidato ao curso de Direito, Samuel Augusto Campos Oliveira, de 18 anos, se prepara para a maratona da segunda etapa do vestibular. Consciente da importância de se preparar bem nesta reta final, Samuel revela seus planos para o réveillon deste ano. “Eu ia passar o réveillon com meus amigos, em um sítio, mas diante da aprovação para a segunda etapa, vou passar o réveillon com meus pais e pretendo ir embora cedo. No domingo será meu último dia de estudo, pois na segunda já irei para Belo Horizonte.”
Samuel tem estudado cerca de 7h por dia. Como as provas já iniciam na terça, dia 3, o candidato pretende descansar na segunda-feira, a fim de se preparar para os quatro dias do exame. Samuel aproveitou esta sexta-feira, para providenciar os documentos e material necessário para realização das provas.
As provas da segunda etapa serão realizadas entre os dias 3 e 10 de janeiro. Os candidatos à 2ª etapa do vestibular 2012 devem apresentar o comprovante definitivo de inscrição e o documento de identidade para realização dos exames, que serão aplicados no campus Pampulha, em BH, e no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros.
Um detalhe muito importante, é que o candidato só terá acesso ao local das provas, se estiver com o comprovante de inscrição em mãos. O documento que deve ser apresentado, está disponível no site da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve).
Os candidatos podem conferir no próprio comprovante, informações como o local, a data e horário dos exames. Será permitido o uso de caneta esferográfica azul ou preta, com corpo transparente, além de lápis, lapiseira e borracha. Os treineiros deverão usar apenas lápis ou lapiseira para responder as questões. A assinatura na ficha de inscrição precisa ser feita com caneta. Nas provas de matemática A e B, todos os candidatos podem usar réguas.
No caso dos portadores de necessidades especiais, o uso de outros objetos e equipamentos é permitido com autorização prévia.
Realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 61.580 inscritos para a primeira etapa. Desse total, 18.106 foram classificados para 2ª fase de provas. Ao todo, são 6.670 vagas em 76 cursos. Mais de 500 treineiros também participam das provas.
Mais informações sobre as provas estão disponíveis no site da UFMG.
Da redação