Começou na segunda-feira (04) e vai até a quarta-feira (06), o I Seminário Ambiental da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Jequitibá. O objetivo é proporcionar um diálogo entre o Subcomitê da Bacia Hidrográfica (SCBH), do Ribeirão Jequitibá e a população da Bacia sobre temáticas relevantes para as realidades locais, considerando o contexto das questões ambientais e a gestão territorial por bacia hidrográfica.
A população da Bacia do Ribeirão Jequitibá que compõem os municípios de Capim Branco, Funilândia, Jequitibá, Prudente de Morais e Sete Lagoas, está convida a participar do evento. O encontro acontece hoje em Funilândia e amanhã em Prudente de Morais. A participação no seminário é gratuita, sem ser necessária inscrição prévia. Em Funilândia o seminário acontece no Recanto do Funil, Avenida Renato Azeredo, 1235, bairro Lagoinha. Em Prudente de Morais na Câmara Municipal, rua João Batista da Cruz, 69, Centro.
Mais informações pelos contatos www.cbhvelhas.org.br e (31) 3222-8350. Coordenação SCBH do Jequitibá Érika Carvalho (31) 3774-1320, erika.carvalho@emater.mg.gov.br, SEMMA Sete Lagoas com Cida (31) 3771-9441. Diretoria de Meio Ambiente em Funilândia, Tales eng.tsouza@hotmail.com (31) 3113-6222, Coordenadora de Meio Ambiente de Prudente de Morais, Amanda (31) 3711-1212.
Programação:
05 de Junho (terça-feira) Funilândia: Recanto do Funil
18:30- Recepção dos participantes
19:00- Boas Vindas – Thales Souza Teixeira, Diretor Municipal de Meio Ambiente de Funilândia e Membro do SCBH Jequitibá.
19:10- Palestra: O Novo Código Florestal: Impactos e Perspectivas – Thomaz Correa e Castro da Costa, Pesquisador em Monitoramento Ambiental/SR Embrapa Milho e Sorgo, Membro do SCBH Jequitibá.
19:40- Café com prosa
20:00 às 21:30 – Mesa Redonda: Agroecologia – Tecnologias Sociais e Boas Práticas Agrícolas Mediador: Walter José Rodrigues Matrangolo, Agrônomo, mestrado em Entomologia (estudo dos insetos) pela UFV e e doutorado em Ecologia pela UFSCAR. Representante da Embrapa Milho e Sorgo na comissão estadual de produção orgânica (CPORG-MG), membro do SCBH Jequitibá e do conselho gestor estadual do Programa Banco Comunitário de Sementes de Adubos Verdes. Agricultura Familiar – Fernando Cassimiro Tinoco França, Coordenador Técnico Regional de Agroecologia e Olericultura Emater. Política Pública e Geração de Renda – Renato Maia e Silva, Agricultor Familiar (Fazenda Sapucaia – Comunidade Saco da Vida) e Alexandre de Matos Martins – Engenheiro Agrônomo Emater. Tecnologias Agroecologias – Lorena Anahi Fernandes, ecóloga, técnica da Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas (REDE)
06 de Junho (quarta-feira) Prudente de Morais: Câmara Municipal
18:30- Recepção dos participantes
19:00 – Boas Vindas – Amanda Batista da Silva, Coordenadora Municipal de Meio Ambiente de Prudente de Morais e Membro do SCBH Jequitibá.
19:10 às 21:30 – Mesa Redonda: Coleta Seletiva de Resíduos Mediador: Eduardo Geraldo Teixeira Nenus – Geógrafo, Vice Diretor E. E. João Rodrigues, Membro do SCBH Jequitibá. O Resíduo e o Deslocamento – Maurício Melo, Artista na Reciclagem. Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos – Fernanda Oliveira – Geógrafa, Especialista em Resíduos Sólidos, integrante da Equipe de Mobilização do CBH Rio das Velhas.
20:00 – Café com prosa Gestão Pública de Resíduos Sólidos – Estudo de Caso de Sete Lagoas – Sabrina Cordeiro de Macedo Porto, Engenheira Ambiental e Diretora Municipal de Meio Ambiente de Sete Lagoas. Perspectivas e Desafios dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis – Wenceslau de Jesus Gregório, Presidente da Associação de Catadores e Materiais Recicláveis de Sete Lagoas.
Da Redação com informações do Subcomitê da bacia do Ribeirão Jequitibá