Os estudantes de baixa renda que desejam estudar nos EUA podem se inscrever no programa Oportunidades Acadêmicas (Opportunity Funds), patrocinado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. As inscrições foram abertas na segunda (28) e devem beneficiar muitos jovens que têm interesse em se candidatar em uma universidade americana, mas não têm como arcar com as despesas iniciais desse processo de admissão.
O custo do processo de candidatura às universidades americanas chega a quase três mil dólares (aproximadamente 6.100 reais). O programa não financia os custos com a universidade, mas cobre os gastos envolvidos com o processo de admissão, como testes de proficiência em inglês, taxas de inscrição e traduções de documentos escolares, transporte para os locais de teste e acomodação, quando necessário, consulta com orientadores e material de estudo para os testes, entre outras coisas.
Para participar, é preciso ser aluno do 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou tê-lo concluído em dezembro de 2012 e não ter ingressado no Ensino Superior, além de vir de uma família de baixa renda. Também é necessário ter um bom perfil acadêmico e inglês avançado. Atividades comunitárias, práticas esportivas e cartas de recomendação contam pontos.
Não há um número fixo de vagas. Para se candidatar, o estudante deve preencher o formulário de inscrição online disponível no site www.educationusa.org.br. O formulário preenchido deve ser enviado juntamente com todos os documentos solicitados até 31 de março de 2013. Candidatos pré‐selecionados serão entrevistados pessoalmente, por telefone ou Skype. Clique aqui para ver a lista de documentos necessários e obter outras informações.
Com informações de Guia do Estudante