O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) está expandindo seus horizontes e, em breve, terá um novo campus na cidade de Sete Lagoas. A instituição, que já oferece cursos de qualidade em diversas áreas, inicia suas atividades na cidade com um curso gratuito de Formação Inicial e Continuada (FIC) voltado para a utilização dos aplicativos do Google.
As inscrições para o curso, que acontecerá entre os dias 28 de outubro e 11 de dezembro, estão abertas até o dia 6 de outubro para pessoas acima de 13 anos. As aulas serão ministradas no Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM).
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o IFTM e a Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas. Para divulgar o curso, a professora Renata Marques, coordenadora do FIC, visitou diversas escolas públicas da cidade, como a Escola Estadual Professor Rousset e a Escola Municipal Doutor Márcio Paulino. A receptividade dos estudantes foi muito positiva, demonstrando grande interesse pelas oportunidades oferecidas pelo IFTM.
Novo campus
Além do curso de FIC, o IFTM também está construindo um novo campus em Sete Lagoas. A Prefeitura da cidade doou um terreno de quase 23 mil metros quadrados para a construção das instalações, que contarão com quadras esportivas e outras estruturas.
O edital de concorrência pública para a construção do prédio do novo Polo do IFTM em Sete Lagoas já está publicado e o valor previsto para a execução das obras é de R$15,5 milhões. A data da sessão pública na qual será selecionada a empresa vencedora está prevista para o dia 31 de outubro, às 9 horas, em Brasília.
Oportunidades para a cidade
A chegada do IFTM a Sete Lagoas representa um grande avanço para a educação na cidade. A instituição oferecerá cursos técnicos e superiores gratuitos, além de promover a pesquisa e a inovação.
“Eu acho extremamente importante para poder fazer uma divulgação na cidade, não só pela questão das matrículas, que é importante para o MEC (Ministério da Educação) perceber que a gente de fato quer estar na cidade, mas porque oferecer um curso em Sete Lagoas nos permite ter mais visibilidade. Mesmo que seja num espaço ainda pequeno, as famílias dessas 30 pessoas que vão participar já vão estar inseridas com a gente. Acho que é importante antes mesmo da construção, para começar a ter uma visibilidade para o IFMT”, destaca Renata Marques.
Sobre o curso
O curso de FIC abordará ferramentas básicas do Google, como a criação de e-mails, o uso do Google Drive e a edição de documentos. O objetivo é oferecer aos participantes as habilidades necessárias para utilizar as ferramentas digitais de forma eficiente.
Os interessados em participar do curso podem obter mais informações no edital publicado pelo Campus Patos de Minas, ao qual a unidade de Sete Lagoas está inicialmente ligada.