O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será realizado neste domingo, 10 de novembro. Para evitar imprevistos, os participantes devem estar atentos a alguns detalhes importantes. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reuniram as principais orientações sobre acesso ao local de prova, documentos exigidos, horários, regras e outros aspectos relacionados à aplicação do exame.
Além das informações contidas no edital, todos os detalhes podem ser consultados no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que os candidatos levem o cartão no dia da prova.
A aplicação segue o horário de Brasília. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. O exame começará às 13h30 e terminará às 18h30, sendo meia hora mais cedo que no primeiro domingo. Neste dia, os participantes responderão às questões de Ciências da Natureza e Matemática.
Documentos
É permitido apresentar documentos digitais. A grande novidade desta edição é a Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital, que reúne os dados de identificação do cidadão e ajuda a reduzir fraudes. Outros documentos como e-Título, CNH ou RG também podem ser apresentados por meio do aplicativo Gov.br. Para estrangeiros, será aceita a documentação conforme o Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados. Boletins de Ocorrência (B.O.) não serão aceitos em caso de perda de documentos físicos.
Caneta
A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Para candidatos com atendimento especializado devido ao transtorno do espectro autista, é permitido o uso de caneta com tinta colorida, exclusivamente para marcar o Caderno de Questões. O Cartão-Resposta, no entanto, deve ser preenchido com caneta de tinta preta.
Objetos e Eletrônicos
O uso de equipamentos eletrônicos é proibido. Candidatos que levarem aparelhos eletrônicos deverão guardá-los desligados dentro de um envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Esse envelope deve ser mantido lacrado e identificado debaixo da carteira durante todo o exame.
Outros itens, como óculos escuros, chapéus, bonés, viseiras, gorros, canetas de material não transparente, materiais de papelaria e quaisquer outros objetos não relacionados à prova, também deverão ser guardados no envelope. Garrafas térmicas com termômetro de temperatura são proibidas, mas lanches serão permitidos, desde que vistoriados pelo chefe de sala.
Declaração de Comparecimento
Quem precisar comprovar a presença no exame pode emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. O documento deve ser impresso e apresentado ao chefe de sala durante a identificação. O Inep não fornecerá comprovante de presença após o término da prova.
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e, ao longo de mais de 20 anos, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e programas como o Universidade para Todos (Prouni).
Além disso, as instituições de ensino públicas e privadas utilizam os resultados do Enem como critério único ou complementar nos processos seletivos, e as notas também podem ser usadas para o acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados do Enem também são aceitos por algumas instituições portuguesas com convênio com o Inep, facilitando o ingresso de estudantes brasileiros na educação superior em Portugal.
O gabarito oficial e os cadernos de questões desta edição serão divulgados no portal do Inep até o dia 20 de novembro.