Estão abertas as inscrições para o curso de Extensão, Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, na modalidade de ensino à distância (EAD). A formação é em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
Com aulas com início para março de 2025, o curso é voltado para professores e gestores de escolas de educação básica em todo o país, com 150 mil vagas. Diversas instituições de ensino superior estão ofertando inscrições, que são totalmente gratuitas.
O curso é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio da Diretoria de Educação a Distância, e do Ministério da Educação (MEC), por meio da Diretoria de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).
O curso é composto por quatro módulos: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro; Culturas e territorialidades; Educação Antirracista na Prática, e Gestão Democrática para a Diversidade. A ação faz parte do Eixo 03 da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola – PNEERQ – (Portaria n° 470 de 14 de maio de 2024) do Ministério da Educação.
Durante a formação, além da discussão de sistemas de avaliação e criação de projetos políticos pedagógicos, será desenvolvida uma proposta educacional antirracista que inclui atividades pedagógicas que transformem o ambiente escolar e as relações entre professores, alunos e comunidade. O conteúdo do curso está em conformidade com os marcos legais da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e Educação Escolar Quilombola (EEQ) e com as pesquisas e estudos científicos que orientam a inclusão desse público nos sistemas de ensino no Brasil.
O objetivo do curso é fomentar o letramento racial de profissionais que atuam na educação básica e contribuir para a formação de professores e gestores de acordo com os princípios da ERER e EEQ. A formação também visa promover o desenvolvimento de conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas que valorizem tradições, culturas e línguas ancestrais ligadas à presença negra e quilombola.
com UFSJ