A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está com inscrições abertas até o dia 17 de janeiro para o processo seletivo do Curso de Extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, oferecido na modalidade a distância por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Serão disponibilizadas 5.000 vagas. O edital pode ser acessado na página da Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (DEDD) da UFMG.
Detalhes do curso
- Modalidade: 100% on-line (EaD).
- Carga horária: 120 horas, divididas em quatro módulos.
- Duração: Três meses.
- Previsão de início: Março de 2025.
O curso está alinhado ao Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). Seu objetivo principal é capacitar professores da Educação Básica para desenvolver concepções e práticas pedagógicas que atendam às necessidades coletivas e individuais dos estudantes, em conformidade com as políticas de Educação Especial na perspectiva inclusiva.
Público-alvo
O curso é voltado prioritariamente para professores e gestores da Educação Básica da rede pública do estado de Minas Gerais. Contudo, também poderão se inscrever, de forma excepcional:
- Professores e gestores da Educação Básica da rede privada de Minas Gerais, que atuem em salas de aula comuns ou no Atendimento Educacional Especializado (AEE).
- Profissionais da área de Educação Básica no estado que, atualmente, não estejam em sala de aula.
A iniciativa visa contribuir para a formação de educadores que atuem de forma inclusiva, promovendo uma educação que respeite as diferenças e valorize as singularidades de cada estudante.
Da Redação com Assessoria de Imprensa UFMG