O polo da Universidade Aberta do Basil (UAB) na Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas (ETMSL) receberá curso de especialização em Geoprocessamento Aplicado à Gestão Pública Territorial, realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). São 150 vagas, voltadas prioritariamente a agentes públicos e profissionais da área de Desenvolvimento Econômico e Social Regional.

O curso é totalmente gratuito e em formato online, com início previsto no mês de maio. Podem participar agentes com as seguintes graduações: Geografia, Engenharia Florestal, Engenharia Civil, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Ambiental, Engenharia de Computação, Engenharia Agrícola, Engenharia Agrônoma, Geologia, Ciências Socioambientais, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas e áreas fins.
Excepcionalmente, caso haja vagas, também poderão ser contemplados agentes públicos e profissionais da área de Desenvolvimento Econômico e Social Regional, em áreas de aderência do curso, com formação nos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo; Sistemas de Informação, bem como profissionais de área afins e gestores em setores diversos do governo interessados em adquirir conhecimento em Geoprocessamento e Gestão Pública Territorial.
Não é necessário residir nesses locais para cursar a especialização, porém os selecionados deverão ter disponibilidade para comparecer aos polos quando necessário e arcar com os custos do deslocamento.
As inscrições vão até o dia 16 de março e devem ser feitas exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível na página da Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital da UFMG (DEDD/UFMG), ao qual os inscritos devem anexar os documentos listados no item 4.1 do edital de seleção, num único arquivo, em formato PDF, com até 25 MB, nomeado com o nome do candidato.
Durante a inscrição, o inscrito deverá escolher uma opção de polo como preferência e indicar uma segunda opção, para o caso de haver necessidade de remanejamento conforme a disponibilidade de vagas nos polos.
O curso
A UFMG, em parceria com a UAB, lança pela primeira vez a especialização em Geoprocessamento Aplicado à Gestão Pública Territorial. O curso visa capacitar profissionais em metodologias de análise territorial utilizando geotecnologias, com foco no aprimoramento do desempenho profissional e da inteligência territorial. A maioria das aulas será online, com encontros presenciais para atividades práticas, seminários, tutoriais e laboratórios.
Com carga horária de 450 horas divididas em quatro módulos, o programa inclui disciplinas como Cartografia Digital, Geoprocessamento, Cenários e Planejamento Territorial, além de Geodiversidade e Geossistemas de Minas Gerais.