Capacitar, valorizar, fortalecer e difundir as potencialidades da cena cultural são algumas das várias atividades desenvolvidas pelo ministério da Cultura por meio de suas Representações Regionais, no objetivo de fortalecer e dar visibilidade além de capacitação aos artistas de todas as áreas culturais.
Cumprindo seu propósito, a representação regional de Minas Gerais em parceria com a Funarte-MG, realiza nesta quinta-feira, 21 de agosto, uma oficina para atender a demanda de dúvidas sobre os dois editais do Programa Conexão Cultura Brasil, na sede da Funarte, na Rua Januária, 68, no bairro Floresta, em Belo Horizonte, das 14h às 17h.
Os editais voltados para intercâmbio cultural e negócios, integram o programa Conexão Cultura Brasil e é fruto da parceria inédita entre o Ministério da Cultura e os Ministérios da Educação e Relações Exteriores.
Sobre o Conexão Cultura Brasil Intercâmbio
O edital abre a oportunidade para cerca de 400 pessoas fazerem cursos no Brasil e no exterior no período entre novembro de 2014 e março de 2015 nas áreas de música, artes cênicas, circo, artes visuais, cinema, animação, games, programação de softwares e aplicativos móveis, literatura, TV, rádio, mercado editorial, moda design, arquitetura, publicidade, gastronomia, gestão cultural, indústria de espetáculos, produção de eventos culturais, produção audiovisual, operação de equipamentos audiovisuais, roteiro, sonoplastia, figurino, cenotecnica, iluminação, luthieria, edição gráfica e visual, restauração, artesanato, cultura popular e patrimônio, museu e memória e turismo cultural. O edital também permite a participação em eventos e atividades promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.
O Conexão Cultura Negócios
Este edital conta com um orçamento de R$400 mil em sua primeira fase e tem como objetivo levar delegações de até 60 empreendedores para participar de três eventos de negócios culturais de grande relevância internacional.
Para o Secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André Carvalho, o investimento em produtores e trabalhadores culturais só enriquece o cenário. “Há o reconhecimento deste ministério de que a cultura gera negócios. A economia criativa é um eixo poderoso para o desenvolvimento econômico, por isso, o apoio à ida de delegações de produtores e empreendedores culturais para grandes eventos de negócios e aos cursos na área cultural.” Conclui.
Os editais e outras informações a respeito estão disponíveis no portal do Ministério da cultura www.cultura.gov.br
Ascom Cultura