Começou hoje (26) o período de inscrição do Fies 2016 – Fundo de Financiamento Estudantil. Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o programa financia cursos de graduação superior em faculdades avaliadas positivamente no Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. As inscrições devem ser feitas via internet no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br. O prazo termina na próxima sexta-feira (29).
O Fies foi criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Junto do ProUni (Programa Universidade para Todos), o programa trabalha na democratização do acesso e permanência ao ensino superior do país. Não é cobrado nenhum valor correspondente a taxa de inscrição para participar do processo seletivo.
O resultado do processo seletivo será divulgado em 1º de fevereiro de 2016. Os estudantes classificados com base no número de vagas do curso serão pré–selecionados na chamada única. Os demais, não pré–selecionados, serão automaticamente incluídos em lista de espera.
Quem pode fazer? Para participar do processo de seleção, o estudante precisa se encaixar nas regras do Fies 2016, que são as seguintes:
• Não ter concluído curso superior;
• Ter renda familiar mensal bruta de até dois salários mínimos e meio, por pessoa;
• Ter participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, tendo atingido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.
O programa ainda permite que os estudantes que não participaram do Enem se inscrevam, desde que obedeça a uma das situações:
• Ter concluído o ensino médio antes de 2010;
• Ser professor da educação básica, em pleno exercício do cargo em escolas públicas, com interesse em concorrer a financiamentos em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Apenas nesse caso, é permitido participar professores que já concluíram o curso superior.
Após a conclusão da inscrição no SisFies, o estudante deve validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em até 10 dias, contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição, e comparecer a um agente financeiro do Fies em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil seguinte à data da validação das informações pela CPSA.
Tire todas suas dúvidas no site oficial do Fies (clique aqui).
Com Fies