O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (INCQS – Fiocruz), em parceria com outras instituições e com o apoio da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), está promovendo o projeto Curta Visa, que tem o objetivo de estimular a produção audiovisual entre estudantes técnicos e universitários sobre a Vigilância Sanitária (Visa).
O tema Vigilância Sanitária foi escolhido por estar presente no dia a dia de todos os brasileiros e afeta a saúde da população de forma direta ou indireta, já que é parte estruturante do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os interessados devem gravar vídeo com o tema “Vigilância Sanitária e você”, com duração máxima de cinco minutos e disponibilizarem no Youtube, de acordo com as regras.
Os vídeos podem ser enviados até o dia 30 de agosto de 2016 e serão premiados (1º, 2º e 3º lugares) durante a exibição do 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), em Salvador, em novembro.
De acordo com os organizadores, o projeto foi pensado considerando a importância de construir novas vias que democratizem e possibilitem o conhecimento no âmbito da Vigilância Sanitária e do SUS como um todo, promovendo circulação e interação com a sociedade, além de fornecer elementos de mediação mais reflexivos, em linguagens acessíveis e baseadas na realidade e nos territórios onde vivem esses interlocutores.
Apoio
Além da ESP-MG, o projeto conta com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (Nescon/UFMG).
Mais informações e inscrições no site www.incqs.fiocruz.br.
Com Agência Minas