Logo

Sebrae Minas: educação empreendedora e financeira é pauta no último dia do Delta Forum

Sensibilizar secretários municipais de educação, diretores e professores de escolas públicas e privadas, bem como demais instituições de interesse, sobre a importância de novas formas de ensino, baseadas em temas atualmente essenciais. Esse foi o objetivo do painel “Educação financeira e empreendedora como caminho para o desenvolvimento sustentável dos municípios”, realizado durante o Delta Forum, nesta sexta-feira (26). Os palestrantes ainda apresentaram ferramentas para auxiliar os gestores neste caminho de transformação.

Foto: Reprodução/InternetFoto: Reprodução/Internet

Uma destas alternativas, é o Programa de Educação Financeira na Escola, desenvolvido pelo Sebrae e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A meta é capacitar mais de meio milhão de professores com cursos gratuitos, a fim de “promover a formação de docentes da Educação Básica para a disseminação da educação financeira nas escolas brasileiras, abrangendo temas relacionados ao projeto de vida e itinerários formativos nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio”, como explicou o diretor de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Renato de Oliveira Brito.

Segundo ele, com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018, foi possível incluir Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) a serem trabalhados na educação básica, como a discussão da educação financeira. O curso online pode ser acessado em edufinanceiranaescola.gov.br.

Para a empreendedora e facilitadora de Design de Experiências de Aprendizagem Manu Bezerra, o curso de educação financeira ajuda a suprir a necessidade de aprendizagem do estudante do século XXI. “Se a gente quer um aluno empreendedor, precisamos de professores com uma visão empreendedora. É preciso que a prática pedagógica converse com a vida cotidiana do estudante, por meio da comunicação, do incentivo ao protagonismo, da colaboração e da tecnologia”.

Educação empreendedora que transforma

O Sebrae Minas tem como um dos seus objetivos impactar na educação dos jovens e na formação de educadores. A gerente da Unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas, Fabiana Ribeiro Pinho, participou do painel e apresentou aos gestores o trabalho já realizado há 27 anos com a Escola do Sebrae de Formação Gerencial e há 11 anos por meio do braço social Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), que oferece formação empreendedora a jovens da rede pública de ensino.

Ela destacou, ainda, o trabalho desenvolvido no Programa Nacional de Educação Empreendedora, que, apenas em 2020, impactou mais de 650 mil estudantes mineiros e capacitou mais de 20 mil professores. “É possível melhorar a educação do país por meio da educação empreendedora, que vem para desenvolver nas pessoas as habilidades e os comportamentos empreendedores e transformar o modelo tradicional de ensino”, ressaltou Fabiana.

Foi apresentado, ainda, o Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora – CER, plataforma digital, referência em estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre educação empreendedora. “O CER oferece aos educadores e gestores escolares conteúdos atualizados e ferramentas para implementar a educação empreendedora nas escolas. Acreditamos fortemente que esse é o caminho para transformar a educação no país”, finalizou.

Com Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks