A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) informou na terça-feira (5), o cancelamento de dois concursos da instituição: o de admissão ao Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças da Polícia Militar de Minas Gerais (CFSD QP-PM, edital DRH/CRS nº 10/2023) e de admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais (CFO, edital DRH/CRS nº 16/2023).
A decisão veio após o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender os certames devido às restrições de 10% das vagas destinadas às mulheres.
O concurso para CFSD QP-PM teria provas objetivas aplicadas no dia 10 de março e o de CFO em 05 de maio. Nos dois casos Sete Lagoas seria uma das cidades de aplicação das provas junto com Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas.
Segundo a Polícia Militar, os candidatos podem pedir devolução do valor pago na taxa de inscrição.
O pedido de suspensão do concurso foi apresentado pelo Procuradoria-Geral da República (PGR). O ministro Nunes Marques reiterou decisões passadas do Supremo que também suspenderam concursos da PM e de Bombeiros em todo país pelo mesmo motivo.
“A proibição de que mulheres disputem a totalidade das vagas disponíveis em concursos públicos destinados à ocupação de cargos em carreira militar contribui para reforçar a histórica exclusão desse grupo nos ambientes profissional e educacional”, justificou o ministro.
Da Redação com O Tempo