Para participar da seleção basta ter mais de 21 anos, ser brasileiros natos, além de residirem há dois anos em Sete Lagoas e portarem diploma de Ensino Médio.
Para concluir o processo o candidato deve levar o currículo; declaração de ter trabalhado, no mínimo de dois anos, em atividade de defesa, atendimento ou promoção dos direitos da criança e do adolescente; comprovante de estar quite com as obrigações eleitorais e militares (para homens).
Além disso, é exigido a certidão dos foros criminais da justiça federal e estadual e atestado de antecedentes “nada consta” fornecido pela Secretaria de Segurança Publica do Estado de Minas Gerais e pela Polícia Federal; duas fotos 3×4 coloridas.
O candidato deve ainda demonstrar conhecimentos básicos sobre a função de conselheiro tutelar e noções sobre as medidas de proteção, através de respostas a perguntas com base no Estatuto da Criança e do Adolescente e/ou na lei municipal 5.632/98.
Serão feitas entrevistas pessoais, atribuindo pontuação ao cadastrado. A escolha dos membros suplentes de cada Conselho Tutelar ocorrerá por voto direto, secreto e facultativo de cidadãos maiores de 16 anos residentes no município.
Em Sete Lagoas, funcionam três unidades do Conselho Tutelar. A remuneração mensal do conselheiro tutelar equivale ao cargo de nível médio da administração pública municipal. O CMDCA funciona na rua América, 313, esquina com Avenida Villa-Lobos. O horário de atendimento é de 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
As inscrições ocorrem até 10 de fevereiro na sede da instituição. A chamada busca oferecer condições de substituição dos titulares nos casos previstos em lei. Os mandatos duram três anos. Mais informações por meio do telefone 3774-1677.
da redação com informações da SECOM/Prefeitura de Sete Lagoas