A quinta-feira (8) reserva uma comemoração bem especial para um pet que é um dos preferidos do brasileiro, caracterizado pela sua personalidade forte e destreza: o Dia Internacional do Gato.
Ele foi o primeiro animal a ser domesticado pelo homem há cerca de 9,5 mil anos – a história mais detalhada sobre sua origem data quando os gatos selvagens africanos começaram a interagir com os homens que ocupavam as margens do Rio Nilo, no Egito, logo após o surgimento da agricultura. Para os seres humanos, o animal lhe era útil para perseguir pragas que atacavam os estoques de grãos – e como são exímios caçadores, logo ganharam o status de deuses.
Porém, além de “deuses”, os gatos possuem outros grandes feitos:
- 9.500 – números de anos do gato de estimação mais antigo já encontrado
- 70% – a porcentagem de suas vidas que os gatos passam dormindo
- 20 – o número de anos que um gato laranja chamado ‘Stubbs’ serviu como prefeito de uma pequena cidade no Alasca
- 123,19 – o tamanho recorde, em centímetros, do maior gato de todos os tempos
- 48,38 – o tamanho, em centímetros, do gato mais alto de todos os tempos
- 43,83 milhões – o patrimônio líquido, em reais, do gato mais rico do mundo
- 1963 – o ano em que um gato foi enviado com sucesso ao espaço
- 48,28 km/h – a velocidade máxima que um gato doméstico pode alcançar
Cuidados
Os gatos são considerados serem mais “independentes” do que os cães, porém também gostam de ter a companhia de seus tutores – além de muito carinho. Os felinos precisam sempre ter seu pelo escovado, a caixa de areia limpa, ração fresca e ideal para a sua condição física, além de água fresca e de boa qualidade. Para além disso, é importante observar se o gato está urinando e defecando normalmente e tomar cuidado com a alimentação para não o engordar. Observe também se há algum problema nos dentes.
Os pets precisam tomar imunizantes tríplice (protege contra rinotraqueíte, panleucopenia e calicivirose) ou quádrupla felina (que protege contra rinotraqueíte, panleucopenia, calicivirose e clamidiose) e a vacina antirrábica devem ser dadas anualmente. A vermifugação é ideal a ser realizada a cada seis meses.
Gato pode tomar banho?
Estamos acostumados a verem os bichanos realizarem sua autolimpeza. Mas, ao contrário do que muitos pensam, os gatos podem tomar banho, principalmente os de pelagem longa. A frequência deve ser determinada de acordo com o tamanho do pelo e o tipo de pele (se for oleosa ou seca). O ideal é acostumá-los com o banho desde filhotes.
A tosa pode ser feita em gatos de pelagem muito longa, que formam nós, principalmente nas épocas quentes. Existe também a possibilidade de fazer a tosa higiênica, diminuindo os pelos na região anal, genital e barriga. É indicado que o procedimento de tosa seja feito por um profissional treinado, para evitar cortes e machucados.
Adote um amigo
Em Sete Lagoas, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) cuida de diversos felinos e tem, desde 2021, uma feira permanente para adoção no Terminal Urbano. Durante um sábado do mês, em parceria com o Shopping Sete Lagoas, acontece uma grande ação de adoção: “Para cada adoção que acontece, mais um animal pode ser resgatado das ruas. Ao chegar, eles recebam os todos os cuidados, são castrados e vacinados”, diz a gestora do CCZ Patrícia Silveira.