Um evento astronômico raro está prestes a acontecer: a Terra ganhará uma “segunda lua” por cerca de dois meses. O responsável por esse fenômeno é o asteroide 2024 PT5, que será capturado pela gravidade do nosso planeta e orbitará ao seu redor entre os dias 29 de setembro e 25 de novembro.
Apesar de ser chamado de “segunda lua”, o asteroide é, na verdade, uma “minilua”. Esses objetos celestes menores são capturados pela gravidade de planetas por períodos curtos e depois seguem suas trajetórias originais. “Capturas como essas ocorrem com frequência, mas são muito difíceis de serem detectadas”, explica o professor de astronomia Derek Richardson, da Universidade de Maryland.
Descoberta recente
O asteroide 2024 PT5 foi descoberto em agosto pelo sistema ATLAS, que monitora o céu em busca de objetos próximos à Terra. Com cerca de 8 a 18 metros de comprimento, ele se originou do cinturão de asteroides Arjuna.
Infelizmente, não será possível observar essa “minilua” a olho nu. O asteroide é muito pequeno e ficará a uma distância cinco vezes maior da Terra do que a Lua, o que o torna invisível sem o auxílio de telescópios profissionais.
A passagem do asteroide 2024 PT5 pela órbita da Terra é uma oportunidade única para os astrônomos estudarem esses objetos celestes e compreender melhor a dinâmica do Sistema Solar.