A Rota Frango e Cachaça, uma nova iniciativa no Circuito Turístico das Grutas, promete atrair visitantes para a rica gastronomia e cultura mineira. Lançada no final de setembro, a rota é resultado de uma parceria entre a Instância de Governança Regional (IGR) Grutas e o Senac Minas, e já conta com a participação de 34 restaurantes, cachaçarias e destilarias de 15 cidades da região.
O Circuito das Grutas, que abrange municípios como Sete Lagoas, Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, agora tem mais um atrativo para os amantes da culinária. Segundo Mariela França, presidente da IGR Grutas, a rota visa diversificar o turismo na região, com foco na gastronomia local. “É uma oportunidade de aumentar a visibilidade do destino, valorizando a rica cultura culinária que temos”, afirma.
Os estabelecimentos participantes oferecem pratos com frango como ingrediente principal, que variam do tradicional frango ensopado a opções modernas como hambúrgueres e pizzas, todos harmonizados com bebidas das destilarias locais. A criação do cardápio foi orientada pela Diretoria de Gastronomia do Senac Minas, que promoveu capacitações para os chefs da região. Confira clicando aqui.
Uma das inovações da Rota é o passaporte digital, que permite aos turistas registrar suas experiências em cada local visitado. Disponível no site do Circuito das Grutas e no Instagram da Rota, o passaporte não requer a instalação de um aplicativo. O usuário apenas precisa se cadastrar e utilizar um QR Code exclusivo em cada estabelecimento para “carimbar” os pratos experimentados. Ao finalizar o passaporte, o turista recebe um certificado.
Lucas Muniz, CEO da plataforma E-passaporte, destaca a importância da ferramenta para o turismo local: “A Rota Frango e Cachaça é um marco significativo para o Circuito Turístico das Grutas, oferecendo uma experiência interativa e acessível a qualquer época do ano.”
Com informações de Imprensa Circuito