Um ano inteiro de ensaios e trabalhos culminou com a segunda mostra cultural que envolveu crianças de 11 escolas municipais de tempo integral de Sete Lagoas, no Teatro Redenção, na manhã desta quinta-feira (7). Teatro, música, dança, literatura, artesanato e muita conscientização foram a tônica das apresentações.
As crianças puderam ver os resultados de seus trabalhos e também de alunos das outras escolas participantes do projeto. “Eu fiz um monte de coisa. Dancei, fiz teatro, apresentação de capoeira. O projeto é muito legal”, disse Letícia dos Santos. “Eu gostei mais dos trabalhinhos. Foram bem criativos”, afirmou Kaleb Paixão. “Nessa mostra eu mais aprendi o letramento. Ler, escrever e decorar as sílabas”, contou Enzo Carvalho, todos alunos da E.M. Márcio Paulino. “Eu fiquei muito feliz de estar aqui. Foi o dia mais feliz do ano. Muito obrigado pelo convite de estar aqui”, completou Isabela Maia, aluna da da E.M. Jovelino Lanza.
Para as responsáveis pelo projeto, a mostra cultural trabalha habilidades para além das disciplinas obrigatórias, tornando as crianças cidadãos mais conscientes. “Foi um momento prazeroso. Vimos um pouquinho de cada oficina realizada nas escolas. Estamos muito satisfeitas com os resultados. A Escola de Tempo Integral traz esse olhar para que o aluno possa despertar em várias áreas de aprendizagem. A socialização e esse contato com a cultura são muito importantes”, ratifica a diretora do Departamento Educacional do Município, Alexandrina Guimarães.
“No projeto as crianças têm a oportunidade de mostrar seus talentos. Trabalhamos oralidade, postura, coordenação motora, o intercâmbio que favorece o letramento e o conhecimento, além do uso dos espaços no entorno das escolas. As oficinas pedagógicas agregam muito”, corroborou a coordenadora do Projeto Tempo Integral, Selma Araújo. Fica agora a expectativa para a terceira mostra cultural, no ano que vem.