Em um marco histórico para a cultura mineira, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) lançou o Edital de Premiação Raízes de Minas. Com um investimento total de R$ 39,7 milhões, o edital visa reconhecer e fortalecer as diversas manifestações culturais populares e tradicionais do estado.
Os recursos, provenientes da Política Nacional Aldir Blanc, serão destinados a mais de 2 mil agentes culturais, incluindo mestres, grupos tradicionais, coletivos e artistas que atuam em áreas como Reinados, Congados, Capoeira, Folias de Reis, Hip-Hop, festividades populares e tradições orais. Pela primeira vez, o edital também contemplará categorias como trajetórias na Cozinha Mineira e na Moda Mineira.
A distribuição dos recursos será realizada de forma equitativa entre as 13 regiões intermediárias de Minas Gerais, com prioridade para as localidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Além disso, o edital garante cotas para pessoas negras, indígenas e com deficiência, promovendo a inclusão e a diversidade.
Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, o edital representa um avanço significativo para a cultura mineira: “Este investimento é um reconhecimento ao trabalho incansável dos fazedores de cultura, que preservam e difundem nosso rico patrimônio cultural”.
A subsecretária de Cultura de Minas Gerais, Nathalia Larsen, destaca que o edital vai além do reconhecimento, proporcionando oportunidades de geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos agentes culturais.
Como participar
As inscrições para o edital estarão abertas entre os dias 10 de dezembro de 2024 e 10 de fevereiro de 2025. Os interessados devem acessar a plataforma Descentra Cultura para realizar o cadastro e enviar suas propostas, o edital também pode ser acessado pelo site Secult-MG.