Sete Lagoas ganha um dia especial para celebrar a rica produção literária local. Nesta sexta-feira (29), a cidade comemora o Dia do Escritor Sete-lagoano, uma data instituída pela Lei 9770 e resultado de um projeto de lei do Parlamento Jovem.
A iniciativa, que homenageia o escritor Jovelino Lanza, autor do clássico “Minha Sete Lagoas”, visa valorizar os talentos literários da cidade, divulgar suas obras e estimular a leitura, especialmente entre crianças e jovens. A vereadora Izabelly Ketlen Vieira Paulino, proponente da lei, destaca a importância de envolver as escolas em atividades como saraus, contação de histórias e concursos literários para fomentar a produção literária local.
“As escolas podem promover atividades de prática de leitura de autores nascidos em nossa cidade, durante o dia instituído, tais como leitura deleite, saraus poéticos, contação e dramatização de histórias, entre outras e criar concursos para fomentar novos escritores no âmbito escolar. Também poderá ser criado na cidade, espaços públicos de grande fluxo de pessoas para expor livros onde as pessoas possam ler os livros dos autores sete-lagoanos” conclui a jovem vereadora.
Para marcar a data, a cidade preparou uma programação especial. Nesta quinta-feira (28), às 19h, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Avellar recebe um Sarau Poético, promovido pelo Clube de Letras de Sete Lagoas. Escritores locais se reunirão para um momento de conversa, troca de experiências e celebração da literatura.
Nesta sexta-feira (29), data oficial da celebração, o espaço Meu Canto Reviver será palco de um evento dedicado à poesia, com o apoio da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas. A iniciativa busca promover a expressão artística e celebrar a rica produção literária da cidade.