A rica tradição oral da cultura popular brasileira, com suas raízes africanas e afro-brasileiras, ganhará um novo espaço de divulgação em Sete Lagoas. O podcast “Conversa entre mestres”, aprovado no Edital Lei Paulo Gustavo, promoverá encontros entre grandes nomes da cultura popular local, proporcionando um rico intercâmbio de saberes e histórias.

Com o Mestre Marinheiro como anfitrião, o podcast contará com a participação de mestres como: mestre Careca, mestre Sombra, mestre Alexandre Kisá e Contramestre Rejane. As gravações serão realizadas na Associação de Cultura e Resistência Afro-brasileira Nzo Kiambeta Njimbo e prometem levar ao público do mundo digital um mergulho profundo na cultura popular, através de conversas sinceras e inspiradoras.
A iniciativa, além de valorizar a trajetória e o conhecimento dos mestres, busca aproximar as novas gerações das raízes culturais de nossa sociedade.
Segundo o Mestre Marinheiro, ferramentas digitais, como o podcast, aparecem como uma ótima oportunidade para que os mestres de cultura popular possam se comunicar com as novas gerações, além de difundir seus saberes para públicos que têm pouco contato com a cultura popular.
“Nós, mestres de cultura, somos de uma outra geração, uma geração em que o saber era passado dos mais velhos aos mais novos. Hoje a internet detém o saber, o conhecimento. Mas, sabemos que a cultura popular, representada pelos mestres de cultura, ainda possuem um saber único. E é isso que queremos mostrar nesse projeto”, acrescenta ele.
A produção do podcast conta com uma equipe experiente, formada por Jordana Sidô (produtora executiva e cinegrafista), Leandro de Rezende (produtor musical e técnico de som) e Tálison “Tatto” Paschoal (produtor de audiovisual e editor).