2024 foi um ano vibrante para o bloco Axé Saudade, grupo que une música e compromisso com a cultura, inclusão e solidariedade. E prepare-se: o tema do carnaval 2025 será lançado com exclusividade aqui no SeteLagoas.com.br!
A agenda do bloco começou no dia 13 de janeiro, na Praça do Escorrega, com o lançamento do pré Carnaval de Sete Lagoas, marcado pelo tema escolhido pelo bloco “África, mãe de todos nós”. Foram dez apresentações no município, Araçaí, Cachoeira da Prata e Esmeraldas. A jornada carnavalesca foi encerrada em 2 de março, em Araçaí, durante as comemorações do aniversário da cidade.
Cada apresentação do bloco, com sua vibrante bateria e banda, envolveu as comunidades com o som contagiante dos tambores, repiques e tamborins, celebrando a ancestralidade africana e mantendo viva a energia do axé.
Novos ritmistas e oficinas de bateria
Após uma breve pausa, as atividades foram retomadas em junho com os preparativos para 2025. Pela primeira vez, o bloco abriu inscrições para novos integrantes da bateria, atraindo mais de 50 novos ritmistas. As oficinas regulares de bateria se estenderam até 14 de dezembro, complementadas por 13 workshops extras conduzidos por Leleo Lima, mestre do Bloco Baianas Ozadas, de Belo Horizonte, promovendo aprendizado e aperfeiçoamento para os integrantes.
Impacto social e ações solidárias
Este ano foi também de destaque nas iniciativas sociais do Axé Saudade:
- Na sexta-feira de carnaval, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, o bloco participou de uma campanha de conscientização sobre dengue, zika e chikungunya;
- Realizou o webinar “Sons que Salvam, A força do Coletivo na Saúde Mental” com a psicóloga Juliana Canto, abordando saúde mental e prevenção ao suicídio;
- Organizou ensaios beneficentes e shows solidários, arrecadando doações para uma festa infantil no bairro Cidade de Deus e alimentos para uma instituição que apoia mulheres em tratamento contra a dependência química assistidas pela ASCOTESCAS (Associação Comunidade Terapêutica Santa Catarina de Sena)
No campo da inclusão, o bloco firmou uma parceria com a ASSEL (Associação dos Surdos de Sete Lagoas), apresentando um espetáculo em setembro, durante o mês dedicado à luta pela inclusão e à valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na área educacional, destacou-se a parceria com a UNIFEMM e a participação no evento “Vernissage África em Nós”, promovido pelas Escolas Estaduais Renato Azeredo e Dr. Avelar no Centro Cultural Nhô Quim Drummond (Casarão), como parte das ações do Mês da Consciência Negra. Além disso, o bloco teve uma apresentação especial durante a quinta edição do Quarteirão Preto, no Dia da Consciência Negra.
Pelo segundo ano consecutivo, o Axé Saudade foi agraciado com o Prêmio Respeito e Cidadania, realizado pelo Movimento Cultural e de Militância LGBTQIAPN+ de Sete Lagoas e Coletivo Livre LGBT, e obteve o apoio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura Paulo Gustavo. Encerrando com chave de ouro, o bloco teve aprovado o projeto “Axé Saudade em Todos os Cantos” pela Lei Aldir Blanc de Sete Lagoas, garantindo quatro apresentações em diferentes locais de Sete Lagoas.
“Com 128 integrantes, o Bloco Axé Saudade consolida-se como um coletivo forte e unido pela música, cultura e solidariedade. A temporada 2024 reafirma o bloco como um movimento sociocultural que vai além do Carnaval”, destaca Rodrigo Barbosa, produtor do bloco.
Para 2025, o Axé Saudade convida patrocinadores e apoiadores a fazerem parte dessa jornada vibrante. Nos próximos dias, será lançado o tema do carnaval, com muito mais!
Para contratar o bloco:
Contato: (31) 99530-9615
Instagram: @blocoaxesaudade_oficial