A Orquestra de Flautas da Cidade de Deus, projeto mantido pela Orquestra Jovem de Sete Lagoas em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou uma série de apresentações que encantaram a todos.
Com apenas 10 meses de aulas, crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos, oriundos da comunidade da Cidade de Deus, demonstraram um talento nato para a música. Os quatro concertos realizados, incluindo apresentações nas formaturas de escolas municipais e nas Feiras de Artes e Artesanato de Natal, foram marcados pela destreza e paixão dos jovens músicos.
“Temos ótimos alunos na Cidade de Deus. E é muito emocionante ver eles, com pouco tempo, conseguirem já se apresentar com desenvoltura”, garante o Maestro Ivison Máximo Barbosa.
Isaac Oliveira de Queiroz, de 9 anos, um dos primeiros a ingressar no projeto, compartilha sua felicidade em participar: “Eu gosto muito. Consegui aprender a tocar flauta com pouco tempo”, afirma. Com um sorriso no rosto após a apresentação, ele não disfarçava a satisfação em participar do projeto. “Eu gosto de me apresentar para as pessoas”, conclui.
A satisfação dos alunos é evidente, assim como o orgulho dos pais, como Maura Aparecida Ferreira Oliveira, mãe da aluna Talita, de 10 anos: “Foi muito lindo”, elogia. Para ela, o projeto tem um grande poder nas pessoas. “É o poder de resgatar vidas. Porque a música é tudo. É disciplina, é amor, é o contato com as outras pessoas”, avalia.
Segundo Maura, a música pode contribuir em diversas áreas para a filha dela. “Inclusive nos estudos, já que traz disciplina e concentração. Está sendo muito bom para ela”, explica.
As aulas da Orquestra de Flautas da Cidade de Deus continuam em janeiro, mas o projeto, que já recebeu cerca de 120 alunos, está em fase de renovação junto à prefeitura. “É muito importante a continuidade de um projeto como esse. Vimos na prática os talentos que temos. É só dar a oportunidade para eles crescerem”, garante o presidente da Associação Cultural de Orquestras – ORQUESTR´ARTE, mantenedora da Orquestra Jovem de Sete Lagoas.